domingo, 29 de dezembro de 2013

Se ele tivesse tomado não teria acontecido



sábado, 28 de dezembro de 2013

O terror dos cães: fogos. Saiba como proteger seu bichinho dos fogos de fim de ano

As festas de fim de ano estão chegando, e com elas animais estressados com medo dos fogos de artifício e a preocupação dos donos de cães e gatos é quase sempre como fazer com que eles não se descontrolem nestas situações.

Cada animal apresenta um grau de medo diferente do outro.

Alguns podem ficar escondidos em cantinhos, ficar latindo sem parar, salivar, aumentar os batimentos cardíacos, sofrer paradas cardiorrespiratórias até convulsões, podendo levar o animal à morte. Os animais se assustam facilmente com os barulhos dos fogos e rojões, então, o pânico desorienta o animal, que tendem a correr desesperadamente e sem destino.

Antes de tudo é preciso lembrar que não devemos dar nenhum tipo de medicamento para nossos amigos peludos sem o conhecimento do veterinário. Calmantes, sedativos, ou qualquer outro tipo de medicamento, seja humano ou próprio para os caninos, pode fazer muito mais mal do que bem, principalmente nesta situação de grande stress para eles. Algumas drogas, usadas de forma incorreta, ou em dosagens inadequadas, podem levar seu pet a óbito.

Existem, porém, formas de evitar ou minimizar todo o mal-estar que os cães passam nas festas de fim de ano.
1 – Acomode os animais dentro de casa, em lugar onde possam se sentir em segurança, com iluminação suave e se possível um radio ligado com música.
2 – Fechar portas e janelas para evitar fugas e acidentes fatais.
3 – Para abafar o som, coloque cobertores pesados ou mesmo um colchão tampando a janela. Pode forrar o chão com cobertor e cobrir o bichinho com um edredom.
4 – Forneçam alimentos leves, pois distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem matar (torção de estômago, por exemplo).
5 – Alguns veterinários aconselham o uso de tampões de algodão nos ouvidos que podem ser colocados minutos antes e tirados logo após os fogos.
Outra opção para acalmar o seu amigo de forma progressiva é com medicamentos homeopáticos complementares para o controle do estresse em cães e gatos, que atendem as normas de fabricação e qualidade dos medicamentos de uso veterinário. 

Geralmente é administrado com alguns dias de antecedência para que o mesmo tenha um efeito eficaz, tranquilizando o pet.

Seguindo estes recursos e se preparando com antecedência, garante controle emocional e menor irritabilidade ao seu pet nos dias de festividade!


Fonte: blogpetshop

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013